Ana Mello - escritora - contos, minicontos, poesia, Tira Bacana, Veredas, quadrinhos, haicai - Porto Alegre, Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, RS

Destaques

Oficina com Ronald Augusto

Ana Mello

Curso/oficina de poesia na ALFRS

Ampliando o repertório: diálogos sobre poetas e poéticas com Ronald Augusto

Duração de 04 encontros-aulas: um encontro por semana, a partir de 15 de setembro de 2011.

Custo:  R$ 210,00 por participante.

Local: Academia Literária Feminina/RS – Rua Sarmento Leite, 933 – quase esqu. Rua Lima e Silva. Bairro Cidade Baixa.

Datas: 15, 22 e 29 de setembro e 6 de outubro – quintas-feiras.

Horário: das 16h às 18h.

INSCRIÇÕES – 99 91 92 92 ou 96 76 27 30

O valor pode ser pago integral na 1° aula ou dividido em duas vezes com o 2° cheque pré-datado. Se o grupo desejar, poderá haver mais encontros.

Um diálogo dinâmico sobre alguns poetas fundamentais da tradição poética brasileira, seja em termos de modernismo, seja em termos de contemporaneidade. Através da apresentação e análise de obras chaves de determinados poetas, os participantes do curso se familiarizarão com as questões essenciais da função poética da linguagem e desse modo ampliarão sua capacidade de leitura e criação de poemas. Os encontros serão dedicados aos seguintes autores: Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto e Haroldo de Campos, Orides Fontela e Ana Cristina César. A par disso, será apresentado um panorama seletivo-crítico de autores de agora-agora. Em paralelo os participantes exercitarão a escritura de poemas que serão comentados e debatidos em grupo. O curso, portanto, também se voltará para o aspecto da criação verbal de cada interessado.

Em seus objetivos gerais a oficina pretende:

Reforçar o valor da literatura como forma de ampliar a subjetividade do indivíduo — objetivo por si só pertinente, haja vista o panorama sociocultural cada vez menos voltado ao pensamento e à interpretação. Divulgar e, na medida do possível, ampliar a riqueza da produção poética brasileira. Estimular a produção de poemas no sentido de acréscimo criativo (qualitativo) à nossa tradição literária.

E em seus objetivos específicos:

Identificar e explorar no interior do texto a função poética da linguagem,de modo a potencializar os elementos já iniciados ou prefigurados racional ou intuitivamente nos escritos dos candidatos. Ler, em cada poema apresentado, o que está de fato escrito/inscrito desde um ponto de vista de forma-e-fundo, e não aquilo que gostaríamos que estivesse escrito. Trabalhar elementos/insumos essenciais como sonoridade, rima, ritmo, imagem, e outras figuras de linguagem. Perceber que forma e conteúdo são inseparáveis. Tomar consciência de que a poesia não é uma janela para o real. A arte da poesia propõe quando muito um sentido provável para o real. 

 

Fonte: Academia Literária Feminina/RS

Histórias da Clarinha

Verbetrix

Ana, Babá de bichos

Para onde vão os objetos perdidos?

Minicontando

Perseu/Medusa

Tira Bacana
livro online gratuito

Capa | Quem Sou | Livros | Palestras e Oficinas | Destaques | Prêmios | Blogs e Colunas | Mural de Recados | Contato