Ana Mello - escritora - contos, minicontos, poesia, Tira Bacana, Veredas, quadrinhos, haicai - Porto Alegre, Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, RS

Notícias

Twitteratura

Ana Mello

Em agosto de 2011 foi aprovado o trabalho de conclusão de curso (TCC): Twitteratura: a arte de escrever em até 140 caracteres pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.
Renan Osvaldo Pacheco¹, e  Daniele Souza Freitas², são os autores da monografia de graduação no curso de Letras - Português/Inglês, orientados pela professora Cláudia Espíndola Gomes.
 
 
Twitteratura a arte de escrever em até 140 caracteres
View more documents from Daniele Freitas
RESUMO
 
 
"Este estudo aborda um novo meio de publicação literária na internet, a Twitteratura. Em até 140 caracteres, autores brasileiros têm divulgado seus textos literários no microblog Twitter, criado em 2006. Entretanto, textos curtos não são uma novidade do microblog, portanto, fez-se uma abordagem dos escritores brasileiros pioneiros nessa literatura concisa, partindo do modernista Oswald de Andrade até os microcontistas do século XXI. Também é feito um estudo acerca do Twitter, seu surgimento, principais ferramentas e utilidades, assim como sua popularidade no Brasil. Dessa forma, a pesquisa reúne referenciais teóricos sobre Literatura e Twitter, além de informações extraídas dos livros literários provindos do microblog, e investigações dos autores deste trabalho como usuários do serviço. Não é objetivo desse estudo analisar a qualidade literária dos textos que circulam no Twitter, mas expor e reunir parte das publicações literárias que formam a Twitteratura, reconhecendo-a como um novo meio de publicação literária à disposição dos autores. É impossível abordar todo o conteúdo literário publicado no Twitter, tanto pela efemeridade, característica do serviço, como pela quantidade. Nesta pesquisa, percebeu-se o Twitter como um meio democrático e incentivador da publicação literária, no qual os indivíduos não só são estimulados a sintetizar suas criações literárias em 140 caracteres ou menos, como também a lerem essas produções curtas, que exigem pouco tempo e custo ao homem pós-moderno." (FREITAS; PACHECO, 2011, p.6)
 
"Palavras-chave: Twitteratura. Literatura digital. Twitter. Literatura contemporânea.
Literatura curta." (FREITAS; PACHECO, 2011, p.6)
 
Como referenciar o trabalho:
 
FREITAS, Daniele Souza; PACHECO, Renan Osvaldo. Twitteratura: a arte de escrever em até 140 caracteres. 2011. 71 f. Monografia ( graduação em Letras) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2011.

 

Fonte: http://brincandodepoeta.blogspot.com/p/twitteratura.html

Histórias da Clarinha

Verbetrix

Ana, Babá de bichos

Para onde vão os objetos perdidos?

Minicontando

Perseu/Medusa

Tira Bacana
livro online gratuito

Capa | Quem Sou | Livros | Palestras e Oficinas | Destaques | Prêmios | Blogs e Colunas | Mural de Recados | Contato