Ana Mello - escritora - contos, minicontos, poesia, Tira Bacana, Veredas, quadrinhos, haicai - Porto Alegre, Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, RS

Notícias

TICs vão passar para o 2º ciclo e dividir horas com educação tecnológica

Ana Mello

A proposta de revisão curricular apresentada ontem pelo ministério da educação prevê que a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) passe a ser lecionada no 2º ciclo e deixe de integrar o programa do 9º ano, como acontece atualmente.

A medida, que adianta a formação na área das TIC em quatro anos, parte do pressuposto que no 9º ano os alunos já adquiriram conhecimentos de informática, pelo que a formação nessa área deve ser ministrada mais cedo. Passa assim para os 5º e 6º ano do 2º ciclo.

Na área tecnológica a proposta regista mais algumas novidades. A disciplina de Educação Visual e Tecnológica, integrada no 2º ciclo, passa a estar dividida em duas, cada uma delas com programa e professor próprio.

Autonomizada, a Educação Tecnológica passará a dividir tempo com as TIC. O modelo caberá às escolas decidirem, podendo escolher entre uma divisão de tempos letivos ao longo do ano, ou optar pela arrumação de cada uma das disciplinas num semestre.

Semanalmente estará reservado para as duas disciplinas duas horas semanais, tanto no quinto com no 6º ano. No 9º ano a disciplina de TIC contava também com uma carga horária semanal de duas horas.

No 3º ciclo a educação tecnológica tem na situação atual uma atribuição de duas horas semanais no 7º e 8º ano (que se mantêm), enquanto no 9º ano tem reservadas três horas semanais (que desparecem).

Na proposta que estará em consulta pública até ao próximo dia 31 de janeiro está ainda prevista a possibilidade de criação de uma nova disciplina de programação, a integrar no ensino secundário.

Prevê-se a "atualização do leque de opções da formação específica, no ensino secundário, tendo em conta o prosseguimento de estudos e as necessidades do mercado de trabalho, criando disciplinas como, por exemplo, Programação informática", diz a proposta.

A proposta de revisão curricular prevê alterações a diversos níveis, onde cabem também um reforço da carga horária das disciplinas de história e geografia no 7º e no 9º ano, no qual também as ciências e físico-química ganham mais horas.

Recorde-se que ainda no mês passado os professores responsáveis pelo ensino das TIC nas escolas vieram defender que a disciplina deveria figurar no 5º, 7º e 10º ano, uma posição que a proposta não seguiu.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

 

Histórias da Clarinha

Verbetrix

Ana, Babá de bichos

Para onde vão os objetos perdidos?

Minicontando

Perseu/Medusa

Tira Bacana
livro online gratuito

Capa | Quem Sou | Livros | Palestras e Oficinas | Destaques | Prêmios | Blogs e Colunas | Mural de Recados | Contato