Ana Mello - escritora - contos, minicontos, poesia, Tira Bacana, Veredas, quadrinhos, haicai - Porto Alegre, Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, RS

Destaques

Do coração de Telmah

Ana Mello

Do coração de Telmah é uma história de dor e vingança contada por uma adolescente utilizando o twitter. Luis Dill escreveu em livro na forma de 500 tweets. É o 25º livro do autor que estreou em 1990 com o livro “A Caverna dos Diamantes”. Quem me apresentou o Dill foi meu filho que ao ler um dos seus livros – “Letras Finais” disse que o livro era muito interessante, uma novela que pode ser lida de uma maneira muito peculiar e ainda tem um enigma para ser desvendado até o final do livro. 

No próximo contato pedi a ele por e-mail que falasse do meu livro “Minicontando” no seu programa da rádio FM cultura, foi bem legal ter anunciado o meu lançamento em agosto de 2009. Na Feria do Livro de Porto Alegre de 2010 estivemos juntos no projeto Sementes Literárias e assim como fiz com outros participantes, fui assisti-lo no seu bate-papo com público. Antes, porém comprei seu último livro porque adoro o twitter, conheço muitas pessoas que também curtem e fiquei curiosa para saber como ele resolveria o desafio de escrever um romance em pedaços de 140 caracteres.

A meu ver ele fez isso com maestria. A história de Telmah entrelaça sua essência com Hamlet, a tragédia escrita por Shakespeare. Vingança, traição, loucura, corrupção e cobiça, estão presentes também na vida de Telmah. Acredito que esses são links interessantes para uma um aprofundamento dos leitores que são instigados também a lerem Álvares de Azevedo que é lido por Telmah durante os dias em que narra sua vida.

A forma final fica por conta da revelação do espírito do Twitter, um espaço onde as pessoas querem muito falar, dizer, muitas vezes sem querer respostas ou mesmo sem creditar que alguém possa estar interessado. Um lugar para se dizer também absurdos que muitas vezes parecem mentiras, mas que são verdades doloridas. Lugar de solitários que compartilham a vida de outros.

Perguntei ao Dill se ele acha que os leitores conseguem perceber este lado do micro blog e ele respondeu que por o livro ser muito novo ainda não trabalhou muito com ele nos encontros com os alunos para tirar conclusões mais profundas.

Julgo que será mais um ponto importante para trabalhar em relação ao livro que é uma boa isca de leitura para jovens e adultos recheado de links para vários outros assuntos ainda como o tráfico e consumo de drogas, a disputa de poder dos traficantes, a vida dos filhos destes poderosos malditos.

As leituras são tantas quantas o leitor puder fazer.

 

Histórias da Clarinha

Verbetrix

Ana, Babá de bichos

Para onde vão os objetos perdidos?

Minicontando

Perseu/Medusa

Tira Bacana
livro online gratuito

Capa | Quem Sou | Livros | Palestras e Oficinas | Destaques | Prêmios | Blogs e Colunas | Mural de Recados | Contato