Ana Mello - escritora - contos, minicontos, poesia, Tira Bacana, Veredas, quadrinhos, haicai - Porto Alegre, Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, RS

Destaques

1ª Odisseia de Literatura Fantástica

Dias 27 e 28 de Abril de 2012 em Porto Alegre – RS

SEXTA FEIRA, 27 DE ABRIL

19h00 – Simões Lopes Neto e o fantástico em Lendas do Sul

Cesar Augusto Barcellos Guazzelli é licenciado e mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como professor associado nível três do Departamento de História, professor permanente do PPG em História e do PPG em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Áreas de atuação: teoria e metodologia da História, História da América e História do Rio Grande do Sul, com ênfase nas fronteiras durante o Século XIX. Criador da área de História do Futebol. Fundador e participante do GT “Fronteiras Americanas” da ANPUH

 

SÁBADO, 28 DE ABRIL

10h30min – Abertura

Cesar Alcázar (Organizador) é escritor, editor e músico nascido em Porto Alegre no ano de 1980. Um dos criadores da Argonautas Editora. Participou das antologias “Sagas Vol. 1 Espada e Magia”, “Draculea – O mundo secreto dos vampiros” e “No mundo dos Cavaleiros e Dragões”. É autor do livro “Cemitério perdido dos Filmes B” (como Cesar Almeida).

Christopher Kastensmidt (Organizador) é autor da série A Bandeira do Elefante e da Arara. Ele foi finalista do Prêmio Nebula e ganhou o prêmio Realms of Fantasy Readers’ Choice Award. A ficção dele já foi publicada em oito países. Ele participou na oficina Viable Paradise, é membro da Associação de Escritores de Ficção Científica e Fantasia dos Estados Unidos (SFWA) e foi idealizador do Concurso Hydra. Ele participou na criação de trinta games publicados internacionalmente e chegou a ser Diretor Criativo da Ubisoft Brasil. Atualmente é professor da FEEVALE e PUCRS. Christopher nasceu em Houston, Texas mas mora em Porto Alegre.

Duda Falcão (Organizador) é escritor, editor e professor. Começou a divulgar textos na internet a partir de 2008. Em seguida teve publicado, em formato digital, o livro Hylana nas Terras de Lhu, pelo Editorial Multiversos. Em 2009, seus contos foram impressos em antologias voltadas para a Literatura Fantástica: Terror, Fantasia e Ficção Científica. Já totaliza mais de vinte trabalhos publicados. Terá seu primeiro romance, Protetores, lançado pela Editora Underworld na Bienal de SP, em 2012. É responsável, com seu sócio Cesar Alcázar, pela Argonautas Editora. Graduado em História, Especialista em Literatura Brasileira e Mestre em Educação, atua também como professor universitário.

 

11h00 – Fantastchê! Escritores gaúchos de fantasia

Christian David é autor dos livros O Rei e o camaleão (Fumproarte, 2006) e Mão dupla (Artes e Ofícios Editora, 2008), e co-autor do livro Estranho Oeste – Sagas Vol.2 (Argonautas Editora, 2011). Participou de diversas antologias, entre elas, Invasão (Giz Editorial), Draculea: o livro secreto dos vampiros (All Print), Metamorfose: a fúria dos lobisomens (All Print), Passado Imperfeito (Argonautas) e Caminhos Fantásticos (Jambô).  Formado em Ciências Biológicas pela UFRGS

Nikelen Witter é historiadora, escritora e professora universitária. Escreve desde criança, mas só decidiu que não poderia fugir da literatura em 2006. Com um livro – Dizem que foi Feitiço (2001) – e vários artigos publicados na área da História, foi somente em 2011 que ela passou a publicar e participar de Antologias Literárias. Está presente nas coletâneas Steampink, História Fantástica do Brasil – Guerra dos Farrapos, Quando o Saci encontra os Mestres do Terror e Sete Demônios – Ira. Enquanto aguarda a publicação de seu primeiro romance, escreve colunas para a Revista Fantástica e o Jornal Sul 21.

Leonel Caldela é autor da Trilogia da Tormenta, série de romances no maior cenário de RPG nacional, composta por O inimigo do mundo, O crânio e o corvo e O terceiro deus. Também escreveu O caçador de apóstolos e Deus máquina, romances de fantasia medieval em universo próprio. Além disso, escreve e traduz livros de RPG, além de co-editar a revista DragonSlayer. Mora em Porto Alegre, com sua esposa e dois gatos.

Caio Riter nasceu em Porto Alegre, onde mora até hoje. É professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira. Autor de vários livros, com os quais recebeu algumas distinções literárias, como os prêmios Açorianos, Barco a Vapor, Orígenes Lessa e Selo Altamente Recomendável, entre outros. Formado em Jornalismo e em Letras, ministra oficina literária de narrativa e de literatura infantil. Dentre seus livros de temática fantástica, destacam-se A dobra do mundo, Teiniaguá, a princesa moura encantada, A filha das sombras e As luas de Vindor.

 

13h00 – A literatura fantástica além dos livros

Estevão Ribeiro é escritor, roteirista e ilustrador. Entre seus trabalhos estão o premiado álbum em quadrinhos Pequenos Heróis (Brasil e EUA), a tirinha Os Passarinhos e o livro A Corrente (Brasil e Itália).

Gerson Lodi-Ribeiro publicou duas noveletas na versão brasileira da Asimov’s: a FC hard “Alienígenas Mitológicos” e a história alternativa “A Ética da Traição” que abriu as portas do subgênero no fantástico lusófono.  Autor da noveleta de FC premiada “A Filha do Predador”, das coletâneas Outras Histórias…, O Vampiro de Nova Holanda, Outros Brasis e Taikodom: Crônicas, e dos romances  Xochiquetzal: uma Princesa Asteca entre os Incas (história alternativa) e  A Guardiã da Memória (FC erótica).  Editor das antologias  Phantastica Brasiliana, Como Era Gostosa a Minha Alienígena!, Vaporpunk e Dieselpunk.

Pedro Zimmermann é roteirista e diretor de cena. Vencedor do Kikito de melhor roteiro no Festival de Gramado 2005 com o longa “Diário de um Novo Mundo”, é co-autor da série “Segredo”, ficção em sessenta capítulos produzida no Brasil pela Rádio e Televisão Portuguesa (RTP) e do longa “Concerto Campestre”. Como diretor realizou vários documentários. Na área da ficção dirigiu os curtas “Futurologia’ e “Mapa Mundi”, este último laureado como melhor curta nacional no Fantaspoa 2010. Atualmente prepara as filmagens do curta “Eco de Longa Distância” e a série de televisão “Oxigênio”, projeto de ficçao-científica escolhido para financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual Brasileiro.

Bruno Schlatter é historiador e professor de história, e, quando sobra algum tempo entre isso, escritor amador. Possui histórias publicados nas antologias Anno Domini – Manuscritos Medievais (Editora Andross), Caminhos Fantásticos (Jambô) e na edição portuguesa do Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas (Saída de Emergência). Além de projetos de histórias e livros incompletos, também escreve sobre fantasia em diversas mídias no blog Rodapé do Horizonte.

Sessão de autógrafos: Christian David, Caio Riter, Leonel Caldela, Nikelen Witter, Mariana Albuquerque, Márson Alquati, Fabio Brust, Fabian Balbinot, A. Z. Cordenonsi, Suzy M. Hekamiah, Mário André Pacheco, Estevan Lutz

 

14h00 – Painel: O mercado editorial da literatura fantástica no Brasil

Guilherme Dei Svaldi é bacharel em administração e editor-chefe da Jambô, editora de RPG, livros-jogos, literatura e quadrinhos. Também é editor-executivo da Revista DragonSlayer (Escala).

Cesar Alcázar é escritor, editor e músico nascido em Porto Alegre no ano de 1980. Um dos criadores da Argonautas Editora. Participou das antologias “Sagas Vol. 1 Espada e Magia”, “Draculea – O mundo secreto dos vampiros” e “No mundo dos Cavaleiros e Dragões”. É autor do livro “Cemitério perdido dos Filmes B” (como Cesar Almeida).

Erick Sama É desenhista de coração e editor de profissão. Mestre em comunicação, amante da cultura pop em todas as suas vertentes. Tem na Editora Draco o seu projeto para produção e desenvolvimento da literatura de entretenimento nacional.

Samir Machado de Machado nasceu em 1981 em Porto Alegre (RS). É designer gráfico, roteirista e um dos criadores da Não Editora, onde organiza a coletânea Ficção de Polpa, com quatro volumes publicados até o momento.

Douglas Quinta Reis é diretor editorial da Devir Livraria.

Sessão de autógrafos: Estevão Ribeiro, Gerson Lodi-Ribeiro, Simone O. Marques, Marcelo Paschoalin, Nana B. Poetisa, Tatiana Mareto, Tâni Falabello, Pauline Kisner, Hélio C. Brauner, Adriana Vargas, Rubens Conedera, Lhaisa Andria, Paula Vendramini, Gislene Vieira de Lima, Luana Ciriaco

 

15h00 – Crítica Literária e o Fantástico:

Carlos André Moreira nasceu em São Gabriel em 1974. É jornalista, crítico literário e repórter do Segundo Caderno de Zero Hora. Mestre em Literatura Portuguesa pela UFRGS. Publicou o romance Tudo o Que Fizemos (2009) e já teve contos incluídos nas revistas Coyote e Etc e nas antologias Contos Comprimidos e Ficção de Polpa: Crime. É um patife. Mantém e edita o blog Mundo Livro.

Taize Odelli nasceu em Santa Catarina e estuda Jornalismo na Unisinos, é redatora e gerente de mídias sociais em uma agência de comunicação e marketing em Porto Alegre, mas gosta mesmo é dos livros. Escreve resenhas para os sites Meia Palavra, Amálgama e no seu blog, o r.izze.nhas.

Luiz Ehlers é Engenheiro Químico formado pela UFRGS. Além da profissão de engenheiro é fundador e editor chefe da revista digital FANTÁSTICA, que existe desde 2010 visando principalmente dar espaço ao autor nacional. Na FANTÁSTICA participa de várias seções tanto na escrita como em áudio. Luiz também tem contos publicados nas antologias Marcas na Parede (Editora Andross) e No Mundo dos Cavaleiros e Dragões (All Print) além de projetos de livros ainda não publicados.

Sessão de autógrafos: Douglas Quinta Reis, Guilherme Del Svaldi, Erick Sama, Samir Machado, Cesar Alcázar, Douglas Eralldo,  M. L. Bastilho, Bruno Schlatter, Camila Fernandes, Larissa Siriani, Luciane Rangel, Cristiano Rosa, Hanny Saraiva, Alexander Zimmer

 

16h00 – Painel: Brasil Fantástico

Ana Lúcia Merege é carioca e descende de fenícios do Líbano e do Al-Gharb. Pesquisadora de Mitologia e Literatura Popular, também é fascinada por Arqueologia e pela Pré-História. Publicou os seguintes livros para jovens/jovens adultos: Pão e Arte (saindo em abril pela Editora Escrita Fina), O Castelo das Águias (Editora Draco) e O Caçador (Franco Editora), além de contos, artigos sobre História e Literatura e um ensaio, Os Contos de Fadas (Claridade). Concilia a atividade literária com seu ganha-pão na Biblioteca Nacional. A quem passar por lá, promete um bom papo acompanhado de café.

Simone Saueressig nasceu em Campo Bom (RS), em 1964. Editou, entre outros, “A Noite da Grande Magia Branca” (Editora Cortez) e “A Fortaleza de Cristal” (L&PM Editores) e “A Estrela de Iemanjá” (Cortez Editora). Em 2003 conquistou o 1º lugar na categoria Fantasia do concurso “Na rota das caravanas”, da revista Scarium. Em 2010 seu romance “aurum Domini – O ouro das Missões” recebeu o troféu “Livro do Ano– ­Narrativa Longa” da Associação Gaúcha de Escritores. E­books publicados: “B9” (Ficção Científica), “O Jogo no Tabuleiro” (Fantasia) e “O pitbull é manso, mas o dono dele já mordeu uns quantos…”

Roberto Causo é autor dos livros de contos A Dança das Sombras (1999), A Sombra dos Homens ( 2004), dos romances A Corrida do Rinoceronte (2006) e Anjo de Dor (2009), e do estudo Ficção Científica, Fantasia e Horror no Brasil (2003, Prêmio da Sociedade Brasileira de Arte Fantástica). Seus contos apareceram em onze países. Foi um dos classificados do Prêmio Jerônimo Monteiro (1991) e do III Festival Universitário de Literatura, com a novela Terra Verde (2000); foi o ganhador do Projeto Nascente 11em 2001 com O Par. Outra novela de FC ambientada na Amazônia, Selva Brasil, foi lançada em 2010.

Rober Pinheiro é publicitário, tradutor e escritor. Cearense radicado em São Paulo, é autor do romance de fantasia Lordes de Thargor, o Vale de Eldor (2008) e de contos situados neste e em outros universos fantásticos. Participou  das coletâneas  Paradigmas IV (2010), Imaginários 3 (2010) , Medieval Sci-Fi (2010), Sagas, Vol. 1 – Espada & Magia, (2011), Histórias Fantásticas 2 (2011) , Fantasias Urbanas (2012) e Bestiário (2012). É organizador do projeto A Fantástica Literatura Queer (2011 / 2012) e da coletânea Fragmentos do Inferno (2011).

Sessão de autógrafos: Carlos André Moreira, Taize Odelli, Luiz Ehlers, Gustavo Bondoni, Leo Carrion, Anderson Santos, Fernanda Matias, Robert Campos Pellanda, Natália Couto Azevedo, Raphael Montes, Luiz Carlos Pinho, Celly Borges, Felipe Castilho, Sheilla Liz, Soira Celestino

 

17h00 – Quero escrever meu livro, quero escrever meu conto

Douglas MCT Nasceu em Socorro, interior de SP, em 1983, e atualmente reside na capital. Cursou Criação e Produção Audiovisual, trabalhou por uma década como designer gráfico e no momento atua como redator e roteirista de games, quadrinhos, animações, filmes e seriados. Escreveu para as HQs da Turma da Mônica e as animações da Galera Animal. É autor das séries fantásticas Necrópolis e As Viagens da Peregrina do Tempo e da Terra, e teve contos publicados nas coletâneas Anno Domini (2008), Território V (2009), Imaginários 3 (2010), Sagas 3, Crônicas da Tormenta (2011) e Fantasias Urbanas (2012). Suas primeiras histórias foram premiadas com o Mapa Cultural Paulista em 2001 e 2003.

Giulia Moon é escritora, ilustradora, redatora e diretora de criação em propaganda. Tem três coletâneas de contos publicadas: Luar de Vampiros (Scortecci, 2003), Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros (Landy, 2004) e A Dama-Morcega (Landy, 2006). Já atuou como editora do fanzine FicZine e como coeditora da Scarium Megazine. Em 2009, Giulia lançou o seu primeiro romance, Kaori: Perfume de Vampira (Giz Editorial, 2009), onde narra as aventuras de Kaori, uma bela e perfumada vampira oriental. Em 2011, lançou o segundo livro da série, Kaori 2: Coração de Vampira.

Eddie Van Feu Jornalista formada, escritora de nascença e bruxa por opção. Alçou voo com revistas de Anjos, nos idos de 96, mas foi com a Série Wicca, nas bancas há oito anos e com mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, que conquistou seu espaço aéreo. Autora também de romances, como Lua das Fadas, O Portal e Alcateia – Prateada, ela escreve artigos, matérias e participa de programas de TV e rádio. Seu público, homens e mulheres de oito aos 80, é um retrato de seu bom humor e da Lei da Magia: semelhante atrai semelhante. Sua obra mais recente, Crônicas de Leemyar, tem lançamento previsto para a Bienal do Livro de São Paulo.

Rosana Rios Escritora paulistana, dedicada à Literatura Fantástica, Infantil, Juvenil. Apaixonada por livros, seu primeiro trabalho com textos foi como roteirista de televisão. Dos roteiros para o programa Bambalalão (TV Cultura de SP) vieram as primeiras histórias a virar livro, em 1988. Tem 24 anos de carreira e 121 obras publicadas; é membro da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, da Associação de Escritores e Ilustradores de LIJ e fundou o Grupo de Estudos de Literatura Fantástica. Teve vários livros agraciados com distinções: prêmio Cidade de Belo Horizonte (1990), 1º prêmio na Bienal Nestlé de Literatura (1991), Prêmio Abril de Jornalismo (1994), Menções “Altamente Recomendável” e inclusão em acervos básicos da FNLIJ (1995, 2006); foi finalista do Prêmio Jabuti em 2008 e 2011.

F. Medina Nasceu em outubro de 1971, em São Paulo. Vive em Ponta Grossa – PR. É casado pai de uma filha. Formado em Administração de Empresas, Comércio Exterior e Computação. Fez intercâmbios em países de língua espanhola e inglesa. Também se pós graduou no exterior em Negócios Internacionais. Trabalhou em grandes corporações multinacionais, deu vida a marcas e empresas ligadas a crianças e adolescentes. Atualmente é empresário e dirige a Naiade Viagens. É escritor de As Crônicas de Ivi – A Fada e o Bruxo a ser publicado pela Leya Brasil antes ou durante a Bienal do Livro de São Paulo 2012.

Sessão de autógrafos: Simone Saueressig, Roberto de Sousa Causo, M.D. Amado, Ana Cristina Rodrigues, Silvio Alexandre, Ana Lúcia Merege, Georgette Silen, Duda Falcão, Amanda Reznor, Ana Lúcia Merege, Alícia Azevedo, Marcelo Augusto Galvão, Daniel Borba, Jack C. M.

 

18h00min – Quero publicar meu livro, quero publicar meu conto

Georgette Silen nasceu em Caçapava- SP. Arte-educadora, professora de teatro, trabalha como organizadora de antologias literárias e publicou os livros Lázarus (Novo século, 2010), Apenas Uma Taça – Um brinde ao Mestre Stoker (Editora Estronho, 2011), As Crônicas de Kira e Fábulas ao Anoitecer (Giz Editorial , 2012).

M. D. Amado é mineiro de Belo Horizonte, MG. Analista de Sistemas por acidente, começou a escrever em 2004, inspirado nos contos de escritores nacionais de literatura fantástica. Fã de Ken Follett, Edgar Allan Poe, Augusto dos Anjos e outros, brinca com as palavras sem compromisso com gênero ou estilo literário. É autor da insanidade literária “Empadas e Mortes”, um e-book gratuito e do livro de contos “Aos Olhos da Morte”. O autor participou de várias antologias nacionais de literatura fantástica. É responsável pelo e-zine R.I.P. – Read in Peace, pelo site Estronho e Esquésito, fundado em 1996 e pela Editora Estronho.

Silvio Alexandre é editor. Criou e dirigiu várias coleções de literatura fantástica e de quadrinhos. Trabalha como consultor editorial e parecerista, além de desenvolver projetos editoriais junto a várias editoras. É organizador do “Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica”, o maior evento do gênero no País. Membro da Comissão Organizadora do Troféu HQMIX, o principal prêmio dos quadrinhos no Brasil. É colaborador do programa Entrelinhas, da TV Cultura.

Ana Cristina Rodrigues é historiadora, escritora, editora e tradutora, não necessariamente nessa ordem. Lê compulsivamente e escreve menos do que gostaria. Foi a única mulher a presidir o Clube de Leitores de Ficção Científica e fundou a Fábrica dos Sonhos. Como contista, já publicou em diversas antologias no Brasil e no exterior. No momento, suas principais preocupações são criar um filho, cuidar do marido – o escritor e ilustrador Estevão Ribeiro – e de animais abandonados, além de estar à frente da Llyr Editorial e buscar
arduamente escrever um romance.

 

Fonte: http://odisseialitfan.wordpress.com/programacao/

Histórias da Clarinha

Verbetrix

Ana, Babá de bichos

Para onde vão os objetos perdidos?

Minicontando

Perseu/Medusa

Tira Bacana
livro online gratuito

Capa | Quem Sou | Livros | Palestras e Oficinas | Destaques | Prêmios | Blogs e Colunas | Mural de Recados | Contato