Ana Mello - escritora - contos, minicontos, poesia, Tira Bacana, Veredas, quadrinhos, haicai - Porto Alegre, Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, RS

Notícias

Museu do Pão e o documentário O Milagre do Pão

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) realiza na terça-feira, dia 22 de maio, às 19h, no Auditório Barbosa Lessa, 4º andar, o lançamento do livro Museu do Pão - Caminho dos Moinhos, organizado por João Grinspum Ferraz, com fotografias de Nelson Kon e do documentário O Milagre do Pão (55 min), com roteiro e direção de Isa Grinspum Ferraz. Os dois trabalhos registram e contextualizam a criação do Museu do Pão, no Moinho Colognese, construído em 1917 em Ilópolis, na região Serrana do Rio Grande do Sul.

O documentário O Milagre do Pão fala da aventura humana que atravessa tempos e espaços e liga os homens na busca de um futuro imaginado. Com depoimentos de Manuela Carneiro da Cunha e Cleodes Piazza Ribeiro, entre outros, trilha sonora original de Arnaldo Antunes e Marco Antonio Guimarães e narração de Paulo Miklos, o filme divide-se em três blocos: “Pão de Milênios”, “Itália Brasil” e a “Tradição do Novo”. Segundo Isa Ferraz, a cultura vai da tradição à invenção. Um belo moinho, obra-prima do trabalho humano construído em madeira no início do século passado renasce como núcleo arquitetônico sofisticado que revoluciona uma cidade situada em paisagem exuberante.

Em relação ao livro Museu do Pão - Caminho dos Moinhos, a obra retrata um belo moinho, que, construído em madeira no início do século passado, na Serra Gaúcha, renasce como núcleo de um conjunto arquitetônico sofisticado e revoluciona a dinâmica social da cidade e da região. Editado pela Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari, pela editora ardotempo, o livro possui 98 páginas, no formato 22 x 22 cm. Sua primeira edição foi em 2008, ano de inauguração do Museu do Pão.

 

Sobre o Museu do Pão- Projetado pelos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, do escritório Brasil Arquitetura, o restauro do Moinho Colognese e as construções do Museu do Pão e da Escola de Panificação e Confeitaria, trazem como diferencial arquitetônico a harmonia do antigo com o novo. Essa junção se traduz na revitalização do prédio do moinho, do século XX, com as construções contemporâneas do museu e da oficina. No Museu, uma linha do tempo resume 6 mil anos da presença do pão na história da humanidade. Para os interessados em conhecer a transformação do grão em farinha, o Moinho Colognese mostra esse processo com equipamentos ainda originais. Após o restauro, voltou a funcionar e a produzir farinha para abastecer a escola. Construído por imigrantes italianos no ano de 1917, o Moinho é um relevante monumento histórico nacional. O prédio, todo em madeira, possui quatro andares e não apresenta maquinários em metal.

No mundo existem apenas outros seis lugares dedicados ao pão. O museu de Ilópolis é o único das Américas do Sul, Central e Norte.

Serviço

O Quê: Lançamento do livro Museu do Pão – Caminho dos Moinhos, organizado por João Grinspum Ferraz, com fotografias de Nelson Kon e exibição do documentário O Milagre do Pão, de Isa Grinspum Ferraz

Quando: Dia 22 de maio, terça-feira, às 19h. Entrada franca

Onde: Auditório do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, 4º andar), Centro Histórico de Porto Alegre

Informações: (51)3226.7974

 

Fonte: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Grupo CEEE

Histórias da Clarinha

Verbetrix

Ana, Babá de bichos

Para onde vão os objetos perdidos?

Minicontando

Perseu/Medusa

Tira Bacana
livro online gratuito

Capa | Quem Sou | Livros | Palestras e Oficinas | Destaques | Prêmios | Blogs e Colunas | Mural de Recados | Contato