Ana Mello - escritora - contos, minicontos, poesia, Tira Bacana, Veredas, quadrinhos, haicai - Porto Alegre, Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, RS

Notícias

A superfície da sombra

Tailor Diniz autografa romance selecionado na Primeira Temporada de Originais da editora Grua Livros

 

A superfície da sombra, de Tailor Diniz, será lançado pela Grua Livros no dia 6 de junho de 2012 (quarta-feira), a partir das 19h, na Livraria Cultura, em Porto Alegre.

Poblado Oriental e Passo do Catí são duas cidades separadas pela Avenida Internacional, que delimita também a fronteira de Brasil e Uruguai. Diz-se que se uma carta de um lado da rua for colocada no correio endereçada ao outro lado, demorará um mês para chegar, porque deverá seguir ao Rio de Janeiro ou a Montevidéu, e depois voltar. É a esta fronteira que Antônio chega, vindo de Porto Alegre, depois de uma noite dirigindo através do pampa, a paisagem noturna se confundindo com as lembranças da amiga de juventude, Adèle. É Blanca Lúcia quem o recebe, em sua casa corroída pelo tempo, com a notícia da morte da mãe. Veio para uma conversa, chegou para um funeral.

Difícil interromper a leitura de A superfície da sombra. Pode-se dizer que é um romance de fronteira, conduzido pela mão hábil e precisa de Tailor Diniz. Fronteira entre luz e sombra, entre o português e o castelhano, entre narradores que se alternam, entre dúvidas e certezas. As linhas que definem o que é um, ou outro, não são concretas como a Avenida Internacional, e é sobre elas que Antônio pensa se equilibrar, numa trama que acontece à sua revelia e que protagoniza sem perceber. Quando dá por si está comprando uma faca, está participando da Noite das Mascaradas, um antigo ritual pagão para trazer boa sorte.

E observando tudo, pelas ruas dos dois países, caminham as sete viúvas da Calle de los Desenganos, que rezam pelas almas dos desamparados.

* A Primeira Temporada de Originais da Grua, em 2011, teve 194 livros inscritos e quatro foram escolhidos para publicação pelo Conselho Editorial formado por João Anzanello Carrascoza, Rodrigo Lacerda e Carlos Eduardo de Magalhães. De 120 romances inscritos, A superfície da sombra foi o único romance escolhido.

Tailor Diniz é escritor e roteirista de cinema e TV. Tem 11 livros publicados, entre eles Transversais do tempo(Bertrand Brasil), Prêmio Açorianos de Literatura 2007 - Melhor Livro de Contos, e Prêmio Associação Gaúcha de Escritores 2007 - Melhor Livro de Contos. Seu último livro, Crime na Feira do livro (Dublinense), foi finalista do Prêmio Açorianos/Porto Alegre em 2011, na categoria Narrativa Longa. Entre seus trabalhos como roteirista estão os curtas Terra Prometida, ganhador, em 2006, do prêmio de Melhor Filme nos festivais de cinema de Gramado e Brasilia, e Rolex de Ouro, também baseado em um conto seu, ganhador, em 2007, do prêmio de Melhor Filme na mostra gaúcha do Festival de Cinema de Gramado.

Grua Livros – A Grua começou a publicar livros de ficção e não ficção em 2008. Ser uma ponte entre a tradição e o novo é um dos objetivos da editora. Na área de ficção estrangeira, a Grua tem publicado no Brasil livros importantes de centros que estão fora do mercado editorial, com autores como Hansjörg Schertenleib, Ángel Rama, Charles Dambrosio, Kennth Cook, Nikos Kazantzákis e Khushwant Singh.

http://www.grualivros.com.br/

 

LANÇAMENTO DE A superfície da sombra, com sessão de autógrafos do autor.

Data e horário: 6 de junho de 2012 (quarta-feira), a partir das 19h.

Local: Livraria Cultura – Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, nº 80 - Porto Alegre - RS).

Preço: R$ 32,50(exemplar) / Romance / Formato: 14 x 20 cm / 160

 

Fonte: Lú Thomé

Histórias da Clarinha

Verbetrix

Ana, Babá de bichos

Para onde vão os objetos perdidos?

Minicontando

Perseu/Medusa

Tira Bacana
livro online gratuito

Capa | Quem Sou | Livros | Palestras e Oficinas | Destaques | Prêmios | Blogs e Colunas | Mural de Recados | Contato