Ana Mello - escritora - contos, minicontos, poesia, Tira Bacana, Veredas, quadrinhos, haicai - Porto Alegre, Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, RS

Notícias

O TRABALHO NO CINEMA: (e uma socióloga na plateia)

O trabalho e os conflitos que o envolvem têm estado presentes na arte cinematográfica desde a primeira exibição de um filme, que, em breves 15 segundos, registrou a saída dos operários da fábrica da família Lumière, em Lyon/França, no final do século XIX.

A proposta desta obra é abordar a relação dos personagens dos filmes com o trabalho – ou com a falta dele –, expondo suas dificuldades, suas lutas, vitórias, adesões, resistências, à luz das discussões da Sociologia do Trabalho. É com esse objetivo e da perspectiva da relevância do trabalho na sociedade contemporânea que é feita a leitura dos 23 filmes aqui comentados. Todos eles abordam o trabalho na sociedade capitalista, na sua origem ou na sua problemática contemporânea. Além da luta dos trabalhadores por direitos, do desemprego e dos grandes deslocamentos demográficos, são contempladas outras dimensões, como o predomínio de valores aéticos no mundo corporativo; o individualismo na busca de soluções ao desemprego; a condição, em geral ainda precária, da mulher no mercado de trabalho, sua vulnerabilidade frente ao poder masculino; a flexibilização da legislação laboral e a informalidade dos contratos, submetendo os trabalhadores ao arbítrio dos contratantes; a instabilidade e a insegurança quanto ao futuro pessoal e profissional, a prostituição, entre outros temas.

Este livro pode ser entendido como uma introdução à Sociologia do Trabalho, um guia no percurso dos interessados em refletir sobre a complexidade e amplitude dos problemas de que essa atividade, vital para as sociedades humanas, se reveste hoje. 

 

Histórias da Clarinha

Verbetrix

Ana, Babá de bichos

Para onde vão os objetos perdidos?

Minicontando

Perseu/Medusa

Tira Bacana
livro online gratuito

Capa | Quem Sou | Livros | Palestras e Oficinas | Destaques | Prêmios | Blogs e Colunas | Mural de Recados | Contato