Ana Mello - escritora - contos, minicontos, poesia, Tira Bacana, Veredas, quadrinhos, haicai - Porto Alegre, Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, RS

Notícias

Prêmio Moacyr Scliar

Ana Mello

 

Escritores de todos os estados brasileiros têm até o dia 3 de novembro para se inscrever no Prêmio Moacyr Scliar de Literatura, que neste ano contempla a categoria Conto. O vencedor receberá R$ 150 mil, além de ter cinco mil exemplares de seu livro impressos e distribuídos para bibliotecas da rede pública de ensino e em Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul. Além de premiar o autor, o concurso ainda concede R$ 30 mil para a editora, valor correspondente à compra de direitos para impressão. Os contos devem ter sido publicados no Brasil, em língua portuguesa, no período de 1º de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2011.

“O mais importante desse prêmio é a forma como ele foi concebido, alternando as categorias poesia e conto, duas categorias pouco lembradas nos prêmios literários. O nosso papel é dar este apoio a gêneros que não têm esta acolhida no mercado editorial”, ressalta a diretora do Instituto Estadual do Livro do RS, Laís Chaffe. Na sua primeira edição, em 2011, o prêmio Moacyr Scliar de Literatura contemplou a categoria Poesia e teve 152 livros inscritos. O vencedor foi Ferreira Gullar, com a obra Em Alguma parte Alguma (editora José Olympio).

O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, salienta a disseminação da cultura, promovida pelo concurso: “Um grande escritor e agora um grande prêmio literário em sua homenagem. Importante ressaltar o diferencial deste prêmio, que reflete nosso trabalho de inclusão pela cultura, com a distribuição dos livros vencedores às bibliotecas públicas do estado”.

O prêmio Moacyr Scliar tem o patrocínio da Petrobrás e do Banrisul, além de apoio da Agência Matriz e Corag. A realização é do Governo do Estado do RS, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual do livro, com parceria da Associação Lígia Averbuck.

Confira o edital.

 

Fonte: IEL

Histórias da Clarinha

Verbetrix

Ana, Babá de bichos

Para onde vão os objetos perdidos?

Minicontando

Perseu/Medusa

Tira Bacana
livro online gratuito

Capa | Quem Sou | Livros | Palestras e Oficinas | Destaques | Prêmios | Blogs e Colunas | Mural de Recados | Contato