Ana Mello - escritora - contos, minicontos, poesia, Tira Bacana, Veredas, quadrinhos, haicai - Porto Alegre, Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, RS

Notícias

Observatório de Cultura

Ana Mello

A Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, através Observatório de Cultura, lança portal colaborativo

na 241ª Semana de Porto Alegre

Base de dados apresentará um mapeamento cultural da capital

No dia 25 de março, às 18h, no Auditório do Mercado Público (Sala 10, 2o. pavimento), a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, através do Observatório de Cultura, realizará o lançamento do Sistema de Informação Cultural de Porto Alegre (SiC-POA), base de dados geo-referenciada sobre a cultura do Município, alimentada colaborativamente pelos agentes culturais da cidade e compartilhada pela internet.

O evento integra a programação da Semana de Porto Alegre, em comemoração aos 241 anos da cidade e tem apoio do Conselho Municipal de Cultura. Na ocasião, estará presente Evaristo Nunes de Andrade Junior, coordenador-geral de Monitoramento de Informações Culturais da Secretaria de Políticas Culturais (Ministério da Cultura), para falar sobre o conceito de implementação do SNIIC (Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais).

O SiC permitirá visualizar sobre o mapa da cidade a localização de profissionais e grupos, dos espaços onde estes se expressam; das escolas de arte, empresas e demais entidades do setor, fornecendo ao poder público informações úteis para o planejamento e avaliação de suas políticas culturais.

A iniciativa foi viabilizada por intermédio do projeto Observatório da Cultura de Porto Alegre: Informação e Capacitação para o Desenvolvimento, financiado pelo Programa Barcelona Solidária, da Prefeitura de Barcelona e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento - AECID, para cidades integrantes da Rede Cidades e Governos Locais Unidos - CGLU e signatárias da Agenda 21 da Cultura.

Segundo o coordenador do Observatório, Álvaro Santi, o portal é uma importante ferramenta que pode nortear a execução de futuras ações culturais. “A proposta do SiC-POA é ser uma via de mão dupla, pois ao mesmo tempo que oferecerá, aos agentes culturais e à sociedade como um todo, o acesso a informações do segmento cultural, também possibilitará o cadastro a atualização de dados”, coloca Santi.

O OBSERVATÓRIO DA CULTURA é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, com a missão de ser um centro de referência para a tomada de decisões em política Cultural e promoção da importância da cultura e das artes para o desenvolvimento social e econômico, através da produção, estudo e difusão da informação.

Lançamento do Sistema de Informação Cultural de Porto Alegre (SiC-POA)

25 de março (segunda-feira), às 18h

Auditório do Mercado Público (Sala 10)

Aberto ao público

Informações: (51) 3289-8258 – Observatório da Cultura de POA

 

Fonte: Simone Lersch

Histórias da Clarinha

Verbetrix

Ana, Babá de bichos

Para onde vão os objetos perdidos?

Minicontando

Perseu/Medusa

Tira Bacana
livro online gratuito

Capa | Quem Sou | Livros | Palestras e Oficinas | Destaques | Prêmios | Blogs e Colunas | Mural de Recados | Contato