Ana Mello - escritora - contos, minicontos, poesia, Tira Bacana, Veredas, quadrinhos, haicai - Porto Alegre, Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, RS

Destaques

Oficina Toque de Letra: Futebol e Criação Literária

Metamorfose Cursos

Oficina Toque de Letra: Futebol e Criação Literária

contos e crônicas exemplares cujo tema é o universo futebolístico

 

Presencial em Porto Alegre, RS

A oficina Toque de letra une dois assuntos apaixonantes: literatura e futebol, resgatando, apresentando e celebrando em dois módulos contos e crônicas exemplares cujo tema é o universo futebolístico.

No poema "O futebol brasileiro evocado da Europa", João Cabral de Melo Neto já versa que “A bola não é a inimiga / como o touro, numa corrida”. E, de fato, para alguns grandes escritores, a bola foi mais do que uma aliada, servindo de inspiração para obras de arte. E algumas estarão agora em nosso cardápio textual-futebolístico tanto para os participantes degustarem, quanto para, quem sabe, aventurarem-se na criação de textos curtos.

Datas: 8 segundas-feiras, de 9 de outubro a 27 de novembro de 2017

Horário: das 19h às 21h

Local: Espaço Metamorfose (Av. Getúlio Vargas, 1691/403 - Menino Deus)

Investimento: 2x R$ 190,00


 

Clique aqui para fazer sua inscrição

Se você gostaria de fazer esse curso mas não nesses horários, clique aqui


 

Conteúdos do Curso

 

– A aparição do futebol no contexto ficcional, em especial no universo do conto;
– O conto e a crônica: semelhanças e diferenças;
– A História dentro da história;
– A presença feminina na literatura futebolística;
– Autores trabalhados: Aldyr Schlee, Clarice Lispector, Cristorvão Tezza, Edilberto Coutinho, Eliane Brum, Flávio Carneiro, Hilda Hilst, Luis Fernando Verissimo e Rubem Fonseca.
– Escrevendo um conto.

 

 

Clique aqui para fazer sua inscrição

 

Professores

Rodrigo Celente Machado é mestre em Escrita Criativa e especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS. Participou de uma coletânea de contos organizada pelo escritor Charles Kiefer. Formado em jornalismo, atua desde 2000 com reportagem e edição. Foi editor de esportes on-line no Diário Catarinense e editor-executivo Hora de Santa Catarina. Tem artigos e crônicas publicados em jornais como Diário Catarinense, Zero Hora e Correio do Povo. Na internet, publicou crônicas esportivas no clicRBS. Sua habilidade com a bola é zero. Atualmente é editor on-line do Correio do Povo. 

Luís Roberto Amabile é doutor em Letras pela PUCRS. Escritor e jornalista, já cobriu futebol para o jornal Folha de S. Paulo. Publicou O amor é um lugar estranho (Grua, 2012, finalista do Prêmio Açorianos de contos) e O livro dos cachorros (Patuá, 2015, vencedor da chamada de publicação do IEL/ RS). Ministrou oficinas literária e palestras em universidades e instituições culturais de diversos estados.

André Roca é mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. Formado em jornalismo e letras, tem contos publicados em três antologias e em algumas revistas literárias. Como dissertação, apresentou a novela Não têm fim os amores sem volta, em fase de edição antes de ser lançada como livro. Foi redator e editor de esportes do clicRBS por 11 anos. É zagueiro da APAA, mas às vezes é atirado para a lateral, quando se lembra que o campo é bem maior do que parece.

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email marcelo@artistasgauchos.com.br.

 

Histórias da Clarinha

Verbetrix

Ana, Babá de bichos

Para onde vão os objetos perdidos?

Minicontando

Perseu/Medusa

Tira Bacana
livro online gratuito

Capa | Quem Sou | Livros | Palestras e Oficinas | Destaques | Prêmios | Blogs e Colunas | Mural de Recados | Contato